Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio. Usando um gorro com guizos e segurando
em uma mão uma máscara e na outra uma boneca, ele vivia rindo e tirando sarro dos outros deuses. Com esse jeitão esculachado, aprontou tantas que acabou expulso do Olimpo,( lucifer foi expulso) a morada dos deuses. Ainda antes da era cristã, gregos e romanos incorporaram essa figura mitológica a algumas de suas comemorações, principalmente as que envolviam sexo e bebida. Na Grécia, registros históricos dão conta que os primeiros reis Momos de que se tem notícia desfilavam em festas de orgia por volta dos séculos 5 ou 4 a.C. Geralmente, o escolhido era alguém gordinho e extrovertido - provavelmente vem daí a inspiração para a folia brasileira. Já nas bacanais romanas, os participantes selecionavam um Rei Momo entre os soldados mais belos do exército.
"Esse ‘monarca’ era o governante de um período de liberdade total e desfrutava de todas as regalias durante a festa, como comidas, bebidas e mulheres", No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. Naquele ano, a coroa foi entregue ao jornalista Morais Cardoso, que ocupou o trono até morrer, em 1948. A novidade fez sucesso e hoje várias cidades brasileiras também escolhem seu Momo.
No seu reinado, o Rei Momo recebe a chave da cidade, que simbolicamente governa durante o Carnaval.
A maior autoridade da Cidade o Prefeito,passa para o rei momo a chave da Cidade , ou seja ,sua autoridade. O diabo tirou de Adão e Eva esta autoridade, mas Jesus tirou do diabo quando morreu na Cruz e nos entregou
Tendo despojado os poderes e as autoridades. ( Colossenses 2,14)
Após estas festas ,aumenta o índice de acidentes,estupros,dependentes químicos e etc...
Faça um paralelo com a história de lúcifer e o rei momo símbolo da carnaval e tire suas conclusões .
Nenhum comentário:
Postar um comentário