sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Serie Escolhida para o Altar (Tânia Rubim) Livro

Clique aqui para baixar o livro em PDF

Serie Escolhida para o Altar - 1
Novo Nascimento

Servir a Deus no altar é algo glorioso, mas ha pessoas que têm muitas duvidas, não sabem se tem o chamado de Deus para servi-Lo no altar ou se é só uma emoção.
Através desta serie de dez artigos, você poderá analisar bem e tirar suas próprias conclusões.
Para começar vamos falar sobre o novo nascimento, realmente um requerimento para quem quer servir a Deus no altar e ajudar aqueles que sofrem.
Não podemos confundir bênçãos com novo nascimento, pois as bênçãos se conquistam através da fe e para isso não é necessário ser nascida de Deus, qualquer pessoa que fizer uso da fe vai conquistar seus benefícios.
Me lembro que cheguei na igreja e conforme fui lendo a palavra de Deus e aprendendo nas reuniões, meus olhos foram abertos, logo aceitei a palavra e me converti a ela, recebi milagres como vocês já conhecem meu testemunho, mas o meu encontro com Deus só veio a acontecer depois de quase dois anos.
O novo nascimento é algo interior, quando de verdade você muda por dentro e se sente forte, já não existem temores nem duvidas, nem tristeza em seu coração, o Espírito Santo esta contigo e essa certeza ninguém pode arrancar, pois só você sabe o seu antes e o seu depois.
Não se deixe enganar, se você tem sido abençoada, ou mudou em algumas coisas, mas seu interior, seus pensamentos e atitudes, maus desígnios e tristeza continuam, então o novo nascimento ainda não aconteceu.
A pessoa que não é nascida de Deus não tem estrutura espiritual para servir no altar, não suportará o fogo da obra de Deus.
Quando passe pelos desertos e dificuldades terá vontade de desistir e deixar tudo atrás.
Por isso as vezes escutamos aquela frase: “não é o que eu imaginava, pensei que seria diferente, isto não é para mim”, a pessoa que falam assim é porque não teve o chamado para o altar, pois estava imaginando talvez algo que seria do agrado da sua carne e nunca soube o verdadeiro significado da palavra renuncia, então não se sentirá feliz e realizada.
Os chamados para o altar estão conscientes que já não tem mais vida própria, sua vida é em função das almas, é para servir a Deus, quem não esta disposta a isto não pode servir no altar.
Se você tem o desejo mas ainda não teve um encontro real com Deus, então mãos a obra, vamos começar a buscar, deixar tudo que não agrada a Deus e se dispor.
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5

Serie Escolhida para o Altar – 2
Verdadeiro Chamado

"Como saber se é isto mesmo que eu quero, pois é uma decisão muito seria, as vezes sinto um desejo enorme de servir a Deus, mas outras parece que não estou muito certa disso."
Se esse tem sido seu pensamento, você tem que verificar quais são seus verdadeiros desejos, o que a faz sentir feliz e realizada.
Se você é uma pessoa que tem projetos pessoais para o futuro, quer ter sua profissão, crescer financeiramente, viajar, possuir bens materiais, então o altar não é o seu objetivo.
Se você sente saudades da vida que tinha antes de estar na igreja, ou seja saudades do mundo la fora, esse é outro sinal que você não esta preparada.
Minha família sempre ía de ferias, saíam aos domingos, eu cresci assim, mas quando fui levantada a obreira meu prazer era estar na igreja, fazendo as coisas para Deus, os passeios já não me importavam, ir de ferias para lugares bonitos já não me trazia a menor emoção, eu não podia estar longe da igreja, não podia sequer pensar em faltar um domingo.
O chamado de Deus é assim, você não tem prazer em mais nada la fora, seu único desejo é servi-Lo.
Eu tenho em total dezessete anos servindo a Deus, dois anos no átrio, como obreira e quinze no altar e não me lembro de um só dia que eu tenha sentido falta da vida que tinha antes de servir a Deus, hoje não tenho ferias, nem vida própria, mas o que importa tudo isso, se tenho o privilegio de servir?
Uma coisa é certa, se a pessoa não tem o chamado para o altar ela pode ate querer entrar na obra, mas não dará frutos espirituais, e gerará filhos da carne, por outro lado aquelas a quem Deus chama, mas querem resistir ao seu chamado, podem tentar ser felizes fazendo outras coisas, mas nada dará certo, pois quem poderá fugir de Deus?
Quem tem o chamado para o altar, não se imagina fazendo outra coisa, que não seja servir a Deus.
Veja bem se o altar é o maior desejo em sua vida ou se o mundo ainda te atrai e seduz.
“Se alguém me serve, siga-me,e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrara.” João 12:26

Serie Escolhida para o Altar – 3
Paixão pelas almas

Não adianta gostar de estar na igreja, ajudar nas reuniões se você não sente um amor imenso pelas almas.
A pessoa que serve a Deus no altar se da totalmente pelo povo, ela não aceita ver a vida das pessoas arruinada, a alma delas perdida e longe da salvação.
Este é o principal propósito de servir no altar, o cuidado pelo povo, a constante oração e jejum em favor dos demais, é esquecer de si mesma e se dar pelas pessoas.
Analisa seu coração e veja se realmente você sente este desejo de ajudar os que sofrem e estão longe do Reino de Deus, se você tem essa sede de ganhar almas.
Quantas vezes você fala de Jesus? Quando você senta com uma pessoa na igreja para atendê-la e ajudá-la espiritualmente?
Quantas vezes você faz um proposito pelo povo sem pensar em suas próprias necessidades?
Que tipo de obreira você tem sido, aquela que fica no salão bem bonita e terminando a reunião sai correndo para ir embora ou ficar conversando com as amigas, ou aquela que é a ultima a abandonar o salão sempre em busca de quem pode ajudar?
As escolhidas para o altar, seu foco são as almas, pois quem é salvo com certeza quer salvar.
“ Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.” João 21:16

Serie Escolhida para o Altar – 4
"Gosto do pastor auxiliar"

Isto acontece com freqüência, a obreira se apaixona pelo pastor auxiliar e quer se casar com ele de qualquer jeito.
Mas tem um pequeno problema, ela não tem um chamado para o altar, mas não está pensando nisso, ela deseja agora estar com a pessoa que ama, sem se preocupar com nada mais.
Casar com um pastor não é o mesmo que casar com um advogado ou professor, o homem de Deus precisa de uma mulher de Deus ao seu lado, que tenha o mesmo chamado para o altar e que esteja disposta a renunciar sua própria vida.
Caso contrário ela não poderá ser feliz nem fazê-lo feliz, pois ainda que o ame, estará em um ambiente estranho para ela e acabara frustrada dentro da obra de Deus.
Pois o pastor pensa na obra de Deus, em como ajudar as pessoas, no que mais ele pode fazer em favor do povo, já se ela não tem a mesma visão, vai pensar nos próprios prazeres, em sair, se distrair, buscar como ocupar seu tempo com as amigas, porque na realidade não sente prazer nas coisas de Deus e a obra se torna para ela uma carga, uma coisa chata.
Então seja sincera, se não quer servir no altar, não pode casar com um pastor, pois a obra de Deus não se pode “empurrar com a barriga”, ela é de extrema responsabilidade.
“Tu ficas satisfeito quando há verdade e sinceridade no coração. Oh! Dá-me essa sabedoria!” Salmo 51:6

Serie Escolhida para o Altar - 5:
Ser antes de ser

A pessoa diz que quer fazer a obra de Deus no altar, mas atua como se não quisesse.
Vejamos algumas atitudes que demonstram isso:
- não evangeliza
- quase não vem na igreja, só quarta-feira e domingo
- quando vem na reunião, fica mais fora do que dentro
- não atende o povo
- não se involucra em nada da igreja, não faz parte de nenhum grupo, não se interessa pela EBI, grupo jovem, grupo de visitas e resgate, não quer responsabilidades para não estar presa a nada
- quando tem tempo livre, não da para Deus, prefere sair com as amigas, ou fazer qualquer outra coisa
- sempre esta no mundo da lua, não sabe o que acontece na igreja, nem faz parte dos propósitos
- busca uma oportunidade para sair, fazer recados fora da igreja para fugir da reunião
Em resumo, vemos que uma pessoa que tem esse comportamento não esta preparada para o altar.
Quem tem o desejo de servir a Deus, deve agir como se já estivesse realizando a obra de Dele, ainda que estude ou trabalhe, ela se da totalmente quando vem na igreja, todo seu tempo livre é dedicado a Deus, ela quer fazer o máximo possível para ajudar, ela brilha na reunião, não porque quer aparecer, mas pela sua dedicação e amor ao povo.
Todos veem que ela é diferente, na realidade ainda que não se casou com um pastor ela já faz parte do altar.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”
2 Timóteo 2:15

Serie Escolhida para o Altar - 6:
Segundas Intenções

A única intenção da pessoa que quer servir a Deus no altar é exclusivamente a de ganhar almas, ela tem esse desejo de servir a Deus sem importar onde.
Vamos analisar algumas intenções que mostram que a pessoa tem motivos equivocados, quando diz querer largar tudo para servir Jesus:
• tem muitos problemas em casa e quer se livrar da família, então pensa a melhor solução é casar com um pastor e sair de casa o mais rápido possível
• Vê as esposas dos pastores e sente grande admiração por elas e tem o desejo de ser igual, pensa que elas tem uma vida perfeita e não passam por lutas
• Pensa que se for fazer a obra de Deus terá a oportunidade de viajar por vários lugares e países, pois o homem de Deus não fica sempre no mesmo lugar e isso lhe chama a atenção
• Talvez nunca teve a oportunidade de estudar, vive uma vida com escassos recursos financeiros e vê na igreja uma possibilidade de estar bem, ter uma vida estável, pelo menos casa e comida não ira faltar
• Como falamos num dos artigos anteriores, se apaixonou pelo auxiliar e quer casar mesmo sabendo que não sente o mínimo desejo pela obra de Deus, crê que o amor será suficiente.
• É o sonho dos pais, que sirva a Deus no altar, mas na verdade a pessoa não tem esse desejo, nem esse chamado, então não poderá dar fruto.
Assim, que analisem bem quais são suas verdadeiras intenções, para que Deus possa honra-la em tudo que fizer.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra ate ao ponto de dividir alma e espirito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hebreus 4:12

Serie Escolhida para o Altar – 7
Autoridade

Muitas meninas pensam assim:, “ah se sou esposa de pastor, vou ter autoridade na igreja.
Poderei dar ordens, mandar nas obreiras e na EBI, as pessoas vão me respeitar mais e serei alguém mais importante dentro da igreja.”
Pensamento totalmente errado e fora da vontade de Deus.
A autoridade espiritual que Deus nos concede, é para ajudar, ensinar e exortar as pessoas sempre com o objetivo de que elas se aproximem mais de Deus e cresçam espiritualmente, para assim alcançarem a salvação.
Todos os que usam dessa autoridade para humilhar, envergonhar, ficar dando ordens, não estão fazendo bom uso do que Deus lhes deu.
O respeito e obediência que as pessoas mostram pelos homens e mulheres de Deus é porque reconhecem neles uma autoridade espiritual que lhes foi concedida pelo próprio Deus, e não por uma imposição.
A pessoa que entra na obra de Deus com esse proposito não será bem sucedida nem aprovada pelo Espirito Santo.
“nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho: 1Pedro 5:3

Serie Escolhida para o Altar – 8
Minhas amigas se casaram com um pastor

“Todas as minhas amigas estão casando com um pastor, eu não vou ficar para trás, também quero.
É tudo tão emocionante, ver os preparativos, como todos as admiram, hoje ela é obreira comigo, amanha estará casada e será esposa de um pastor, sentara junto das demais esposas, será muito lindo.”
Quantas vezes já presenciamos situações assim, mas claro que como já sabemos este não é o motivo pelo qual a pessoa vá fazer a obra no altar.
Uma decisão tão seria não pode ser tomada pela emoção.
Você não tem que fazer o que suas amigas fazem, e sim o que é da vontade de Deus para a sua vida.
Talvez você vê que sua amiga que namora um pastor é mais usada na igreja ou tem mais responsabilidades, ou o pastor conta mais com ela, pois ela esta sendo preparada para a obra de Deus, e isso lhe causa ciúme, pois você também quer ser notada, usada por Deus, você também quer que o pastor conte com a sua ajuda e então decidiu que talvez a única maneira de alcançar seus objetivos é sendo também noiva de um pastor.
Mas nos não podemos lograr nossos objetivos de uma maneira errada.
Se você tem o desejo de ser usada na obra de Deus como obreira, Deus com certeza vai te usar, pois suas intenções são sinceras.
O erro esta em querer tirar algum proveito pessoal do altar, seja ele qual for.
“pastoreai o rebanho de Deus que ha entre vos, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganancia, mas de boa vontade” 1 Pedro 5: 2

Serie Escolhida para o Altar – 9
Capacidade

Talvez você pensa, “eu tenho desejo de servir a Deus, e sinto que sou uma escolhida para o altar, mas não tenho a mínima capacidade. Não sei nem como atuar, nem sequer como me expressar, sou ate um pouco tímida, inexperiente e jovem, como farei? Creio que não vou dar conta de algo tão importante e sagrado.”
Amiga, não se desespere, eu também senti isso, mas quando Deus nos escolhe, Ele nos da a capacidade e sabedoria necessárias para cada coisa e em toda situação.
Você fara coisas que jamais imaginou ter condição de poder realizar.
Que isso não seja um obstáculo para você servir Jesus, pois com o tempo tudo isso vai mudar.
A única coisa que você se deve preocupar é ter um coração sincero, despojado e disposto a servi-Lo, o demais Ele fara, pois a obra é do Espirito Santo e não nossa.
Disponha-se e deixe Deus te usar. Tao simples como isso.
“não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”
2 Coríntios 3: 5,6

Serie Escolhida para o Altar - 10
Renuncia total

Quem quer fazer a obra de Deus no altar deve estar consciente que não tem mais vida própria, seu objetivo é sonhar os sonhos de Deus.
Isso significa que a pessoa vai viver segundo a vontade do seu Senhor e para cumprir com o plano que Ele traçou para ela.
Nem todos estão dispostos a renunciar sua profissão, seu emprego, deixar sua família, seu país para ir onde Deus mandar, sem escolhas próprias.
Sabendo que nunca terá sua casa própria para decorar, que pode mudar a qualquer momento para um lugar totalmente desconhecido e de outra língua, com uma cultura diferente.
Adaptar-se com outro clima, outra culinária faz parte da vida daqueles que deixam tudo e vão, e nem sempre vão para um pais estruturado e desenvolvido, as vezes enfrentam varias adversidades que nunca haviam passado antes, mas o amor as almas não nos permite olhar as dificuldades, mas somente o nosso objetivo de crescer o Reino de Deus.
Sem falar que pode ficar anos sem ver a família, visitar o país, por isso a importância de estar sempre olhando para as almas e confiar que o Espirito Santo vai cuidar de seus seres queridos.
Tenha sempre em mente, se existe um objetivo ou sonho pessoal, então a pessoa esta servindo a si mesma e não a Deus.
Seja verdadeira, a falta de sinceridade impede a pessoa de ser uma escolhida de Deus, pois Ele esquadrinha mentes e corações e conhece as nossas intenções.
Assim que não esteja preocupada, nem sinta medo, ainda que ninguém tenha fé em você, ainda que muitas vezes você se sinta esquecida ou que não existe quem coloque atenção em você, Deus a conhece e vai honrar a sua fé e o seu desejo ardente em servi-Lo.
Reflita agora se realmente você esta disposta a renunciar, se despojar totalmente, abandonar seus sonhos e projetos pessoais para servir ao seu Senhor, isso é algo pessoal que só você pode fazer.
Existe uma grande diferença em fazer a obra de Deus e fazer a obra para Deus.
“Todo aquele que lança mão do arado e depois olha para trás não está pronto para o reino de Deus.” Lucas 9:62

18 comentários:

  1. muito forte ,eu gostei muito eu tb quero servir no altar e agora quero mais ainda , agora tenho a plena certeza que eu tenho esse chamado

    ResponderExcluir
  2. D.Tania.. arrebentou!!
    E agora tenho certeza de onde Deus quer que eu esteja..
    no Altar Dele.. não para aparecer pra alguém,mas para servi-lo de fato e de verdade!
    Que Deus Abençoe a senhora!

    ResponderExcluir
  3. mto bom o livro ..
    Que Deus continue abençoando o ministerio

    ResponderExcluir
  4. obrigada SENHOR JESUS e d.Tania vou aprender mt com esse livro poxa arrebentou!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:Esse blog não é da Dona Tânia Rubim,embora a matéria seja de autoria dela.
      O blog da D. Tânia é: http://taniarubim.com/

      Excluir
  5. dona tania ;eu sou obreira,e antes mesmo de ser obreira eu ja tinha o desejo de servir no altar e ultimamente esse desejo veio ainda mas forte dentro de mim ,e em todas as minhas oracoes e propositos tenho pedidos pra Deus me preparar pra esse chamado,mas eu estou observando um pastor auxiliar e nao sei como agir ,pois eu quero ir pelo mundo afora ganhando almas pra Deus,me dei uma orientacao pois sei que seus conselhos sao dirigido por Deus,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:Esse blog não é da Dona Tânia Rubim,embora a matéria seja de autoria dela.
      O blog da D. Tânia é: http://taniarubim.com/

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gosteiii muito do blog pois contem um pouco de cada coisa mas poderia por o livro 'Escolhida para o altar" para baixar seria legal :) q Deus abençoe a vc's do blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou Amanda Moraes: tenho um desejo profundo dentro de mim,de servia a Deus no altar já sou Batizada com o Espirito Santo tenho 15 anos, tenho certeza não perco a fé que eu vou servir a Deus no altar ainda não sou obreira,as vezes ninguém olhar para mim. Mas eu confio em Deus,porque não foi homem que me tirou do mundo,e me transportou para sua luz, e colocou esse desejo no meu coração eu confio em Deus sem duvida...

    ResponderExcluir
  9. meu nome é luciane tenho 33 anos e sempre fui uma pessoa que almeja o unico objetivo agradar a DEUs e levar as pessoas a salvaçao porem porem esse o ESPIRITO SANTO colocou esse desejo em se coraçao e do meu esposo a alguns meses qnd tivemos o reavivamento DEUs tem falado que quer algo mais de nos porem tenho 3 filhos meuesposo tem 38anos se que para DEUS nada é impossivel pois se DEUS coloca um desejo ardente em nos nada é impossivel poreem ñ quero ficar ansiosa pois vou continuar fazendo a obra no atrio como sempre fiz ate chegar o momento que ele é agora estarei preparada pois como li o livro que me ajudou bastante mesmo me vi como aquele que esta pronto para o chamado,eu e ele sabemos bem o que queremos ainda que soframos pela nossa decisao....EIS-me aqui SENHOr.

    ResponderExcluir
  10. Dona Tãnia o meu problema é que eu gosto de um Pr Auxiliar mas eu sou candidata a obreira ainda e temos 6 anos de diferença de Idade e o limite é 5 anos de Diferença e tem que ser obreira pra dar certo! O que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. mtu bom o senhor não tem o livro completo pois não conseguie compra-lo esta indisponivel na arca no meu estado não chegou e preciso mtu pra minha tarefas do godllywood agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Oláaa esse é o livro inteiro??? será que teria como eu baixar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quase inteiro"! Tem alguns pontos que só tem no livro.
      E para baixar... só selecionar o texto(Clicar com botão esquerdo do mouse),arrastar até o ponto desejado, copiar(Ctrl+C), e colar(Ctrl+V) no Word.

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...