sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Saiba como devolver o dízimo corretamente


Muitos cristãos não prosperam porque acabam devolvendo o dízimo de forma errada
Abaixo, seguem alguns esclarecimentos de dúvidas a respeito do dízimo. Fique atento para que você não cometa nenhum equívoco.

Como o empresário deve dar o dízimo?
O dízimo dos empresários não é calculado como o dos funcionários; é bem diferente e algumas considerações devem ser ponderadas, a fim de evitar erros e, consequentemente, futuros problemas de ordem financeira à empresa. O dízimo do empresário deve ser retirado do pró-labore ou do lucro da empresa e não do faturamento bruto mensal. Esta atitude pode provocar danos irreparáveis na estrutura da empresa ou impedi-la de crescer.

Como deve ser o dízimo do autônomo?
De um modo geral, quem trabalha por conta própria deve sempre tirar do faturamento mensal ou semanal as despesas com matérias-primas e produtos adquiridos; somente do que for considerado lucro deve tirar o dízimo. Essas deduções são necessárias para que haja equilíbrio na vida do trabalhador.
Quando se tira o dízimo do valor bruto arrecadado, pode-se estar cometendo o erro de dar o dízimo daquilo que não é lucro.

Como deve ser o dízimo do funcionário?
Todos os funcionários devem atentar para os seguintes tópicos: salário, benefícios e deduções. O dízimo do salário do funcionário deve ser do valor bruto mensal e não do valor líquido, vejamos o porquê. Do salário do funcionário são descontados, o INSS - que dá direito a hospitais da rede pública e à aposentadoria; plano de saúde; vale-refeição e outros, que não são despesas, e sim, benefícios utilizados pelo funcionário. Às vezes, ocorrem deduções do Imposto de Renda, para quem ganha acima de determinado valor, mas esse imposto também é considerado um benefício, pois, geralmente, é restituível quando se tem dependentes.

O funcionário tem que tirar o dízimo quando faz um vale?
Quando retira um vale no meio do mês, o dizimista tem duas opções: pode tirar o dízimo imediatamente e deduzi-lo no final do mês ou deixar para retirar tudo de uma só vez quando receber o complemento do salário. Cabe salientar que, ao tirar um vale, o salário a receber é menor no final do mês. Para evitar o descumprimento da fidelidade com Deus, é aconselhável tirar logo o dízimo para não acumular.

Quando se faz empréstimo é necessário tirar o dízimo?
Nos casos de empréstimos não é necessário retirar o dízimo, pois o pagamento das parcelas do financiamento deve sair de uma fonte de renda da qual já tenha se tirado o dízimo.

Deve-se dar o dízimo do vale-transporte?
Neste caso, é importante conhecer o mecanismo desse benefício. O vale-transporte é descontado em folha pelo valor correspondente a 6% do salário. Assim, o dízimo sobre esse benefício deverá ser calculado sobre o que exceder os 6%, que se torna um montante de lucro excedente. É aconselhável consultar o seu próprio contra-cheque ou se dirigir ao Departamento Pessoal da empresa em que trabalha para a verificação do valor descontado.

Como deve ser o dízimo de quem não trabalha?
Dízimo é sempre dez por cento das rendas salariais, dos lucros empresariais ou mesmo de trabalhos sazonais, temporários ou de quem recebe mesadas.

No entanto, nunca se deve dar o dízimo daquilo que não pertence ao cristão. Por exemplo: a mulher recebe do marido dinheiro para fazer as compras do mês, e dali tira o dízimo em nome do marido. Podemos afirmar que essa atitude é errada. Não se pode dar o dízimo por outrem sem o seu devido consentimento, ainda que essa pessoa seja o marido.
Se o marido der à mulher uma quantia para que ela faça uso como quiser, aí sim deve-se tirar o dízimo, mas do dinheiro das compras ou prestações, não se deve tirar.

Como se deve dar o dízimo de bens vendidos?
Normalmente, o cristão, quando compra bens, móveis e imóveis, já compra com dinheiro dizimado. Neste caso não é necessário pagar o dízimo novamente, a não ser nos casos em que houver lucros, mas, cabe frisar que o dízimo deve ser retirado do lucro e não do valor bruto da venda. O dízimo do total da venda de bens deve ser retirado somente se o proprietário, na época da aquisição, comprou com dinheiro não dizimado, ou recebeu como herança de alguém.

Amanhã publicaremos mais algumas respostas importantes para que não fique dúvida sobre a fidelidade para com Deus.
Veja mais:
Explicação completa sobre o dízimo
Como ser um dizimista fiel

30 comentários:

  1. E no caso de um um carro que eu ganhei. Se eu trocar por outro mais barato e receber dinheiro. O dízimo é do total ou da parte em dinheiro?

    ResponderExcluir
  2. Excelente consideração sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. se eu vender minha casa nao dou entao o dizimo?? pois paguei com dinheiro dizimado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve fazer a correçã monetária e dar o dízimo do lucro, já debitada a desvalorização do dinheiro que é a atualização monetaria por algum índice tem o ipca o igp-m

      Excluir
  4. Muito bom. Tinha dúvidas como empresário.

    ResponderExcluir
  5. Sou autônoma e compre meus materiais de trabalho para pagar no próximo mês,por isso estou confusa.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE; AO DEVOLVER O MEU DIZIMO SOU OBRIGADO A IDENTIFICAR QUEM SOU Eu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De modo algum,a questão é entre vc e Deus. ..
      Ótima tarde. .

      Excluir
  7. Boa noite tenho uma loja trabalho com lanches estou em dúvidas sobre oq é lucro. Tipo gastei vamos supor 10000 pra começar a trabalhar. Esqueci essa grana blz. Aí depois estou na presença de Deus aí vamos supôr que eu venho a vender 500 reais em um dia aí eu tenho que fazer as compras pra repôr a mercadorias usadas! Aí que vem a dúvida eu tenho como lucro o que sobra depois das compras . mais eu estou dizimando da maneira que eu achei que era o correto do valor bruto. No caso da 500 reais vamos supôr... Eu fecho a loja é já apresento os 10% em cima do valor total bruto. E não depois de comprar a mercadorias pra repôr oque gastei... Então és a questão estou certo ou errado me corrijam por favor se eu estiver errado pq sei q mesmo que eu esteja dizimando a mais não estou agradando a Deus pq estou dizimando de qualquer maneira é pra Deu nad pode ser de qualquer forma ele só quer oq é dele é se eu não sei oq é o dele ele não vai se agradar com um filho que não sabe nada e nem procura saber como fazer o certo para ele ...

    ResponderExcluir
  8. Pode devolver o dízimo, fora da igreja? Para um missionário que faz a obra de Deus, mas que não dirige a igreja, mas vive da obra. É santo devolver o dizimo na vida dele(a) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dízimo tem haver com o seu foco a Deus (o senhor)portanto é aconselhável q vc devolverá sempre no mesmo local e igreja...
      PorQ sua cabeça não pode ficar em nem um momento na dúvida se aguela pessoa a quem vc entregou é de Deus ou não...
      Pra dar certo tem q crer incondicionalmente..sua cabeça não pode em nenhum momento ficar oculpada em saber se Deu a Deus ou não...
      Se der a um missionário vai ficar na dúvida...

      Excluir
  9. É correto devolver o dízimo, e no decorrer do mês ficar pegando dinheiro emprestado?, Como por exemplo, abastecer o carro, para comprar alguns mantimentos, isso é correto?

    ResponderExcluir
  10. Quem recebe férias.tira o dízimo também?

    ResponderExcluir
  11. Devo devolver o que é de Deus mensal ou semanal?

    ResponderExcluir
  12. e no caso de um dinheiro emprestado gostaria de saber se devo dizimar

    ResponderExcluir
  13. Quando se trata de dinheiro todo argumento é pouco, só gostaria de saber aonde a Bíblia fala do dízimo em dinheiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
      E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

      Provérbios 3:9,10
      Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
      E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
      E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.

      Malaquias 3:10-12
      O fruto da terra para quem não planta é o seu ganho em dinheiro. Temos que dizimar sim o nosso salário, mas nunca por que a Igreja pede ou o Pastor cobra, devemos fazer por que Deus deixou a Ordenança e porque amamos a Ele e a sua obra.
      E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
      Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

      2 Coríntios 9:6,7

      Excluir
  14. Estou com grande dificuldade porque minha esposa não devolve o dízimo corretamente. Ela é muito especial para mim, então acho que devo devlver também a parte do dízimo dela.

    ResponderExcluir
  15. Preciso orar muito pelos erros cometidos perante a devolução do meu dízimo, porque o meu Criador é muito bom para mim. Agradeço de forma sem medida de todos os beneficios de saúde alcançados por acreditar nas palavras inspiradas por Deus.

    ResponderExcluir
  16. daniel tenho duas duvidas a primeira por que o dizimo deveria ser vendido e quando chegase no templo nao podia ser entrege em dinheiro e quantas vezes abraao deu o dizimo

    ResponderExcluir
  17. Eu trabalho com vendas de cosméticos por revista. E quando chega os produtos já vem o boleto para pagar. Eu tiro o dízimo é do valor acima do boleto que é considerado meu lucro?

    ResponderExcluir
  18. Eu vendo minhas ferias todo ano...eu tenho que devolver o falor recebido por elas ou só o do terço de ferias?? Porque se eu tirasse elas o valor em dinheiro que eu iria receber seria só o terço de ferias mesmo....

    ResponderExcluir
  19. sou autônoma, gostaria de saber se do lucro que tenho, eu tiro antes as despesas pessoais ... água, luz , aluguel e depois vejo a sobra .. ou se tiro o dízimo antes de pagar as despesas.🤔

    ResponderExcluir
  20. Pessoal temos outras postagens de explicação sobre o dízimo, peço que todos leiam com atenção pois muitas das perguntas já foram respondidas nas postagens. Clique nos links abaixo para ser direcionado:
    Como ser dizimista fiel
    Como devolver o dízimo
    Explicação completa sobre o dízimo
    Dizimista, certo ou errado?
    Vale lembrar que, tem coisas que é uma questão de fé, consciência e gratidão a Deus. Se Deus tem me abençoado, e temos o prazer de ajudar a Sua obra não podemos fazer questão de coisinhas. Já pensou se o agricultor que teve uma grande colheita, ficasse se perguntando devo tirar o dizimo da plantação toda ou descontar a semente que eu plantei? Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

    ResponderExcluir
  21. No meu casa só trabalhei doze dias daí o salário não é completo como seria o meu dízimo

    ResponderExcluir
  22. Quem não é evangélico pode ser dizimista?

    ResponderExcluir
  23. Posso tirar o dízimo do meu próximo salário já q nesse eu ja toquei?

    ResponderExcluir
  24. Excelente explicação. Vou até adicionar aos meus favoritos.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...