domingo, 1 de dezembro de 2013

Josué = Jesus?


 Existia uma profecia, figurada numa pessoa que levaria um povo inteiro a tomar posse de uma vida diferente...Josué tipificava Jesus, e não era somente em sua missão...

    O Nome

     Josué, do hebraico יהושע (yehoshwa) é a forma primitiva do nome hebraico de Jesus, ישוע (Yeshwa). A pronúncia é muito próxima: "Ieóshua" e "Iêshua".  Nos textos gregos Josué e Jesus tem a mesma forma Ιησούς (Iesous). Nos originais, em Atos 7.45 e em Hebreus 4.8 o nome de Josué aparece desta forma.
     Ambos os nomes tem o mesmo significado:" Deus é a Salvação".
     O que nos leva a ver que Josué era uma tipificação de Jesus é o fato de o seu nome não ser Josué e sim Oséias (הושע - "Hoshea" = "salvação" Nm 13.16). No português existe uma distancia entre estes nomes, mas na língua original, o hebraico, eles são muito próximos, ligam uma pessoa a outra.
      Moisés passou a chamar Josué por este nome se referindo profeticamente a ele como o "messias" da promessa de Deuteronômio 18.18:"Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.". Josué foi o sucessor de Moisés, porém não era o messias, nem os profetas que vieram depois dele...Mas essa profecia viria a se cumprir em Jesus como nos confirma o evangelho de João 1.45:"Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José."
      O nome ישוע era muito comum nos tempos de Jesus,era um nome popular, tanto que, segundo a tradição e até alguns dos manuscritos originais, até Bar Abbá (Barrabás) tinha este nome.
      A diferença das pessoas com o mesmo nome está no fato de Jesus, o Senhor, ser o Messias. Messias (משוח) é um termo hebraico que significa "O ungido" e só três pessoas eram consideradas ungidas no Antigo Testamento: O Rei, o Sacerdote e o Profeta. Somente estas três classes de pessoas recebiam a unção do Espírito Santo, e não era permanente, somente de acordo com o propósito de Deus é que o Espírito Santo os enchia para cumprir Seus desígnios como vemos nos exemplos de Moisés, Saul, Davi, Sansão, etc.
     Jesus não pertencia a nenhuma dessas classes apesar de ser descendente direto de Davi por parte de Maria; Ele era de Judá, que não seguia a ordem sacerdotal, e era muito mais do que um profeta! Sua autoridade Seus feitos demonstravam que Ele era "O Ungido", o prometido, o Messias!

A Missão

     A função do Messias seria justamente Estabelecer Israel como povo de Deus na terra, e através deles, o Reino de Deus visível!
     Josué foi o conquistador da terra prometida, o líder que estabeleceu Israel no território que já havia estado sob o domínio Abraâmico, e que teria sido invadido pelos povos canaanitas através do período de escravidão no Egito!
     Foi ele o responsável pela ação militar mais significativa na História de Israel e do mundo, a conquista de Canaã!
     Jesus foi, e É, o Líder que nos leva a tomar posse de muito mais do que apenas o que se refere a este mundo:a eternidade!
     Tudo aquilo que é, por direito de quem nele crê foi conquistado por meio de Seu sacrifício...porém muitos ainda estão como Israel, na escravidão do "Egito".
     Outros, já se libertaram do "Egito", estão na igreja, até acreditam nas profecias, mas não estão dispostos a seguir no caminho...e morrem no deserto!
     Mas há aqueles que creem...que não aceitam ter saído do Egito para morrer no deserto da vida e que desejam tomar posse da terra boa e ampla, que mana leite e mel...e é a estes que o Senhor Jesus se referiu quando disse:"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará,(...)" Jo 14.12.
     Quando falamos em Josué, podemos visualizar o propósito de Jesus em nos levar a uma vida de vitórias em todos os sentidos, tomando posse daquilo que Ele mesmo nos prometeu, daquilo que Ele já nos concedeu pela fé! Derrubando as muralhas da dúvida, do medo, da miséria, dos vícios, das maldições, da solidão, do isolamento, das enfermidades, das dívidas, do esfriamento...e até da morte!
    Eia, subamos e arrebentemos porque o Senhor é conosco!!!
http://prrodrigocallo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...