sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Raabe X Acã: Para Deus poderoso é quem....


O que aconteceria se Acã tivesse obedecido  e esperado?
O livro de Josué é um manual de lições espirituais. Muitos ensinamentos podem ser aprendidos ali. Mas por hoje, irei me deter na questão da derrota do povo de Deus numa pequena cidade chamada “Ai”.
Quando Israel adentrou na terra da promissão, duas batalhas foram decisivas para a conquista da terra:
#A batalha contra Jericó e, #A batalha contra “Ai”.
Numa houve vitória, em outra derrota. A primeira foi ordenada e dirigida por Deus, a segunda não. Na primeira houve oração, na segunda nem uma palavra em oração foi realizada. Contra Jericó, a estratégia para derrubar os muros veio de Deus, contra “Ai” a direção e estratégia veio do homem.
Na primeira era terminantemente proibido tocar nos despojos, eles pertenceriam ao Tesouro do Senhor, na segunda batalha o povo de Deus pode pegar o que quisesse.
Se Acã tivesse confiado em Deus, teria obedecido e esperado.
Não teria tocado nos despojos em Jericó, desobedecendo ao Senhor Deus. Aqueles despojos eram para os Tesouros do Senhor, bençãos para a Casa de Deus, mas maldição para quem os retivessem! Assim como o é ,o dízimo!
Na linguagem dos céus, o alfabeto contém apenas 4 letras – O,B,D,C, ou obedecer!
Para Deus quem obedece é poderoso! Veja o caso de Raabe, a prostituta de Jericó, pela fé obedeceu, salvando a si e toda a sua casa, acolhendo os espias. A mesma fé que destruiu Jericó foi a mesma que a salvou.
No caso da batalha em “Ai”, os israelitas tinham humanamente falando todas as condições de vitória. Mesmo assim o que era para dar certo deu errado! Uma cidade fraca, diante de um homem desobediente tornou-se forte, a ponto de por em fuga o exército do Deus Vivo! Naquele dia houve baixa de 36 homens. Muitos vem sofrendo baixas em suas vidas, simplesmente porque insistem em viver em desobediência  declarada à Deus. Há até quem queria vencer na vida, com as armas de Satanás – a mentira!
Não é à  toa que a promessa de uma longa vida, venha precedida da condição de honrar com a obediência: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os dias…”.
Em Deuteronômio capítulo 28, trinta e uma  benção estão listadas para seguir, ou perseguir ao obediente. Mas também maldições ali estão listadas, para perseguir à quem escolher a viver na desobediência.
Se Acã tivesse obedecido em Jericó, na próximo batalha contra “Ai”, teria quantos despojos desejasse a sua alma.
Se o amigo leitor encontra-se nesse momento numa batalha contra a sua Jericó espiritual, vivendo em obediência, até o que é para dar errado dará certo!
“Melhor obedecer, do que sacrificar”, a obediência  à Deus não anula o sacrifício, mas antes a complementa!
Eu penso que eu não posso errar, pois um erro pode custar muito a mim e a minha família! A desobediência de Acã lhe custou a vida, e de sua família!
Mais uma lição aprendemos aqui: A desobediência contamina! Seus filhos provavelmente viram o pai enterrar a capa em baixo de sua tenda, e talvez até o tenha ajudado em sua desobediência!
Se por um lado a obediência de Raabe salvou a ela e a sua casa, por outro lado,
a desobediência de Acã lhe custou tudo a vida, a família e a salvação!
Pense nisso! Para Deus, poderoso é quem obedece!
5rallyfju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...