quinta-feira, 3 de outubro de 2013

João 11: Raiva em vez de tristeza (Bispo Renato Cardoso)



Jesus aproveita a doença e morte de Lázaro para mostrar Sua superioridade sobre ambas. Perceba a demora proposital de Jesus para atender o chamado de Marta e Maria para vir socorrer o irmão enfermo. Às vezes não entendemos por que as respostas às nossas orações são demoradas ou nunca chegam como queremos. Mas os que confiam na sabedoria e no plano maior de Deus, sempre recebem a melhor resposta.
Jesus teve uma reação um tanto estranha nos versículos 33 e 38 ao deparar-se com a morte de Lázaro, suas irmãs e os judeus que ali choravam. Diz que Jesus “moveu-se muito em espírito e perturbou-se”. O original grego usa uma palavra muito forte para descrever isso, enebrimēsato, que tem o sentido de “repreender fortemente, ficar bravo, com raiva no espírito”.
O sentimento que você normalmente espera ter ao ouvir que alguém muito querido morreu é de tristeza. Mas Jesus ficou bravo, com raiva, perturbado com aquilo tudo. Por quê?
Algumas razões incluem:
A incredulidade das irmãs, mesmo Ele tendo dito para elas que se cressem, veriam a glória de Deus
A reação emotiva de todos, chorando, derrotados diante da morte, ainda que estavam diante do Autor da Vida e não O reconheciam
Os comentários dos judeus que questionavam se Jesus realmente amava Lázaro, visto que “não fez nada por ele”
A raiva que sentiu ao ver o estado caído, fraco e impotente das pessoas diante da doença e da morte, ambas consequências do pecado humano
Por isso, com raiva santa, Jesus logo avançou com convicção e veemência para ressuscitar Lázaro, mostrando assim Sua supremacia sobre a morte.
É claro que tudo aquilo foi um grande ensinamento deixado para nós. Temos também de ter raiva no espírito contra toda incredulidade, sentimentalismo que nos enfraquece, dúvidas de Deus, e do pecado que nos mata aos poucos e no final nos lança no inferno. Temos de crer totalmente no Autor da Vida e vencer tudo isso.
Ainda hoje, não há solução para a morte e inúmeras doenças que afligem a humanidade. Mas como Jesus disse:
Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
Você acredita?
Então receba VIDA aí agora, onde você está, ao ler isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...