quarta-feira, 2 de outubro de 2013

João 10: Mais burro que um jumento (Bispo Renato Cardoso)




O objetivo principal de Jesus neste capítulo é ensinar as pessoas a distinguirem entre os verdadeiros representantes de Deus e os falsos, bem como os verdadeiros e falsos seguidores de Deus. Ele usa a analogia do relacionamento entre o pastor e ovelhas para ilustrar isso.

Os fariseus, que estavam ali ouvindo aquele discurso com o povo, se julgavam os verdadeiros representantes de Deus na terra. Queriam que o povo rejeitasse Jesus como um impostor. Jesus então abriu os olhos do povo e o ensinou como detectar e separar o verdadeiro do falso:

Verdadeiro pastorFalso pastor
Entra pela porta, pois tem direito e autoridade, não tem nada a esconderEntra pela janela, como ladrão, por conta própria, e sem ser convidado
Quem é da verdade, reconhece sua vozQuem é incauto ou gosta da mentira, prefere sua voz
Quem é de Deus o segueQuem é de Deus foge dele
Vai na frente das pessoas, defendendo-as e lutando por elasQuando a situação não lhe é favorável, abandona as pessoas
Só quer o bem das pessoas, sacrifica-se para que elas tenham vida completaSó quer os bens, o dinheiro das pessoas, não hesita em sacrificá-las por si mesmo
Dá a vida pelas pessoasEstá mais preocupado com a própria vida

Hoje mais que nunca, com tantos autonomeados pastores, apóstolos, bispos, missionários, evangelistas, ministros disso e daquilo por aí, precisamos desse discernimento. Quem é quem? Quem se apontou e quem foi apontado por Deus? Como separar os bandidos dos mocinhos? A lista acima, dada pelo próprio Senhor Jesus, nos dá a dica.
Mas note também que a única razão por que falsos líderes existem é a existência de falsos seguidores.
Jesus disse claramente que quem é ovelha d’Ele, conhece Sua voz e O segue — mas estranha a voz do bandido e foge dele. Como o próprio Deus disse em Isaías 1.3:
O boi conhece o seu dono, e o jumento sabe onde o seu dono põe o seu alimento, mas o meu povo não sabe nada, o povo de Israel não entende coisa nenhuma.
Até os animais conhecem seus donos, mas as pessoas não reconhecem a Deus. Hoje em dia até o smartphone reconhece a voz e as digitais do dono. Parece que máquinas e animais tornaram-se mais inteligentes que o ser humano.
Você tem fugido dos falsos? Tem obedecido a voz do Verdadeiro Pastor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...