terça-feira, 4 de junho de 2013

Onde está escrito na Bíblia que tem que casar em cartório?


Em primeiro lugar, eu quero parabenizá-los pelo excelente trabalho! O livro e os vídeos têm abençoado ricamente a minha vida e o meu relacionamento. Estou namorando há 4 meses com uma pessoa com quem tive um relacionamento casual há 5 anos atrás. Eu sempre a amei, e estou muito feliz por termos tido a oportunidade de estarmos juntos novamente e dessa vez namorando sério.
Eu quero muito me casar com ela, e ela também manifesta o mesmo desejo, porém, numa conversa ela me questionou sobre a razão de casarmos num cartório. Me perguntou onde estava escrito na Bíblia que a gente precisa ter uma certidão de casamento. Eu confesso que não tive palavras para responder a essa questão, porém é o meu desejo de que seja formal, além do fato de eu me sentir muito orgulhoso em dar meu nome pra ela. Eu disse que a gente poderia continuar essa conversa em tempo oportuno, e, espero que vocês possam me ajudar, não a convencê-la, mas a informá-la sobre o que Deus pensa e deseja com relação ao casamento. Um abraço!
Ricardo G.

Olá Ricardo,
A resposta à pergunta de sua namorada é muito simples: não está escrito na Bíblia. É ridículo esperar que um livro escrito há mas de 2 mil anos viesse especificar o que a sociedade do futuro exigiria em termos de legalização de um casamento. Mas dizer que não se precisa casar em cartório só porque não está escrito na Bíblia é como dizer que não se deve usar telefone porque a Bíblia não fala sobre isso.
O fato é que a Bíblia lida com princípios, e não com detalhes do cotidiano. E o princípio bíblico de casamento não poderia ser mais claro: é uma aliança inquebrável entre duas pessoas, onde o próprio Deus é testemunha. Veja Malaquias 2:14-16. E quanto a este princípio, casar em cartório não o anula em nada, ao contrário, está totalmente de acordo.
O que mais me preocupa nesta pergunta não é o fato de a Bíblia não dizer “Assinarás uma certidão de casamento” mas sim o que a pergunta esconde. Não estou julgando sua namorada, mas a pergunta dela sugere que deve ter tido más experiências amorosas na vida, ou testemunhado isso na família dela, de forma que ela é um tanto descrente de casamento. Isso sim, deve lhe preocupar. Além disso, por que uma pessoa que não aceita o princípio bíblico de casamento estaria preocupada com o que a Bíblia diz a respeito de casar em cartório? Não faz sentido.
Meu conselho é que vocês conversem bastante a respeito sobre como veem o casamento, a união de duas pessoas para a vida toda, as bagagens de cada um (como falamos no livro), e as expectativas que têm um do outro — antes de entrarem numa canoa furada.
Bp. Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...