sábado, 8 de junho de 2013

Lugares da Bíblia - Monte Nebo


Montanha em que Deus mostrou a Terra Prometida a Moisés

“Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: Å tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.”
Deuteronômio 34:1-6

Na atual Jordânia, o monte citado marcou o fim da jornada de Moisés, conduzindo seu povo pelo deserto rumo à Terra Prometida. Após a morte do profeta, coube a Josué conduzir os hebreus e concluir a viagem.
As citadas campinas de Moabe, onde fica o monte, estão a leste do rio Jordão. Com pouco mais de 800 metros acima do nível do mar, de seu cimo é possível, nos dias mais claros, ver a cidade de Jericó, o Mar Morto e até uma parte de Jerusalém.
Estudiosos defendem que o local de sepultamento do profeta não foi divulgado para evitar peregrinação e idolatria – um mau costume que, volta e meia, alguns judeus da época teimavam em repetir, como aconteceu enquanto o próprio Moisés os liderava, ao descer do Sinai com as Tábuas da Lei (Êxodo 32).
Na década de 30 do século passado, arqueólogos encontraram uma antiga igreja bizantina com mosaicos que remetem à história de Moisés.
O local é destino de turistas de todo o planeta, tanto cristãos quanto judeus e muçulmanos não radicais. É acessível, principalmente, por uma linha de ônibus de turismo que sai de Madaba, a cerca de 4 quilômetros da montanha – também é possível negociar bons preços fechados com os taxistas da mesma cidade.

Por Marcelo Cypriano / Imagens: Thinkstock, Wikimedia 
marcelo.cypriano@arcauniversal.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...